Processo Legislativo

por Programa Interlegis — última modificação 19/02/2019 13h33
Processo Legislativo é o conjunto de atos bem ordenados que visam à elaboração das leis, de modo a regularizar o procedimento legislativo. ETAPAS QUE INTEGRAM O PROCESSO LEGISLATIVO são: iniciativa, emenda, discussão, deliberação, sanção ou veto, promulgação e publicação.

Parlamentares

Relação de parlamentares diplomados

Parlamentares - Leia mais…

Legislatura e Sessão Legislativa

Os trabalhos da Câmara são organizados, no tempo, em legislatura, que têm a duração de quatro anos, coincidindo sempre com a duração do mandato dos Vereadores. Uma legislatura divide-se em quatro sessões legislativas ordinárias, que constituem o calendário anual de trabalhos da Câmara, cada uma delas iniciando-se em 15 de fevereiro, interrompendo-se para recesso entre 1º e 31 de julho e encerrando-se, via de regra, em 15 de dezembro de cada ano. Fora desses períodos, a Câmara só pode reunir-se por convocação extraordinária, designando-se sessão legislativa extraordinária, o período decorrente dessa convocação. Exceção a essa regra é a prorrogação do primeiro e do segundo período da sessão legislativa ordinária, quando, em 30 de junho, não tenha ainda sido votado o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias e, em 15 de dezembro, não tenha sido ainda votado o projeto de Lei Orçamentária Anual, respectivamente. As sessões legislativas ordinárias, que correspondem a um ano, não se confundem com as sessões ordinárias da Câmara, que acontecem em dia ou dias específicos, em horário determinado pelo Regimento Interno e, correspondem a cada uma das reuniões do Plenário. Do mesmo modo, não se confundem as sessões legislativas extraordinárias, que funcionam no períodos de convocação extraordinária, com as sessões extraordinárias da Câmara, que são reuniões de Plenário marcadas para dia ou horário diferentes do das ordinárias.

Legislatura e Sessão Legislativa - Leia mais…

Presidente da Câmara

Presidente da Câmara

Luís Cláudio Teixeira Bastos:BIÊNIO 2021/2022 - o segundo mais votado na eleição com 1.087 votos pelo PP – Partido Progressista, nascido em 18/09/1969, servidor público estadual com grau de instrução superior completo integra pela segunda vez o quadro de vereadores de Pilão Arcado-BA.

Presidente da Câmara - Leia mais…

Mesa Diretora

Membros da Mesa Diretora 2019 a 2020

Mesa Diretora - Leia mais…

Escola do Legislativo

PROGRAMA A ESCOLA E O LEGISLATIVO Promove aproximação do Legislativo Municipal com diversos segmentos da sociedade, sobretudo a comunidade estudantil, através de visitas pedagógicas, contribuindo para estimular a participação política, favorecer a inclusão social e o exercício da cidadania, além do fortalecimento da democracia e do Poder Legislativo.

Escola do Legislativo - Leia mais…

Ações do documento